VERDADES SEM ADOÇANTES!

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Eu Reclamo da Vida. E Você?

Antes de mais nada, não seja hipócrita!


“- Você tem tudo e ainda reclama da vida. - Você deveria agradecer pelo que tem, pois muita gente não tem nem um terço. – Enquanto você reclama da vida, tem gente lutando por uma. – Você reclama da vida enquanto tem gente morrendo de fome na África. - Você reclama da vida, mas não faz nada para mudar. - Você reclama da vida por que foi mimado demais. Você reclama da vida enquanto muita gente gostaria de estar no seu lugar. - Você reclama da vida enquanto tem gente morrendo nas ruas.”

Quem nunca na vida pelo menos um dia não ouviu uma ou mais dessas frases acima? Pois eu já ouvi todas!

Reclamar da vida sempre foi tido como uma falta grave, não importa o tipo de miséria na qual você vive, sempre deverá agradecer e forçar um sorriso. Sempre lhe é ensinado, desde pequenininho, que você deverá agradecer cada migalha que tem na vida – ai onde entra a filosofia coitadista – se não Deus castigará ainda mais.

Pois bem, não estou aqui para defender piriguete que reclama da vida, devido não ter conseguido beijar alguém na última balada, e sim para coisas um pouco mais relevantes de acordo com a interpretação de cada um.

A reclamação surge da insatisfação com a vida, que está sendo causada por algo, e este algo é de valor peculiar para o insatisfeito ou que sofre. Quero dizer que o que pode ser uma grande besteira para algumas pessoas, para outras pode causar sérios transtornos e é aí onde entra os conflitos entre as pessoas. Todo mundo acha que tem mais problemas que todo mundo, e todo mundo acha que os problemas dos outros não são nada se comparados aos seus. E este conflito por falta de entendimento pelo sofrimento do próximo, gera discussões fortes das quais podem muitas vezes resultar no rompimento entre quem discutiu.

Uma coisa que muitas vezes também ocorre, é a pessoa querer rebaixar os seus “problemas”e engrandecer os dela. Por quê? Oras, para se passar por uma pessoa que tem muito mais problemas e não reclama da vida (pelo menos na tua frente), que suporta tudo na tranqüilidade, mas na verdade, tudo isso é para se colocar como superior a você, já que na nossa sociedade é considerado bem visto quem sempre sorri e nunca reclama. Sim, parece absurdo, mas até nestes casos as pessoas querem sair na vantagem. Mas no fundo, quem faz isso só está seguindo à risca aquilo que lhe foi incutido na mente desde o berço: Não reclamarás da vida jamais! Mas lá no fundo a pessoas está insatisfeitíssima e está reclamando também por alguma coisa.

Para não prolongar muito em teorias, eu irei dar exemplos de refutação em relação aos sermões do começo do post, para você que sofre com algo e reclama, mas é veementemente incompreendido e reprimido.

VOCÊ TEM TUDO E AINDA RECLAMA DA VIDA
- Ter tudo nunca foi sinônimo de felicidade. As pessoas mais depressivas do mundo são as que têm “tudo”. Você é materialista e lamentavelmente acredita que a felicidade esteja ligada à bens materiais.
- Se eu realmente tivesse tudo, não estaria reclamando. O que me falta é algo muito íntimo, peculiar e só cabe a mim. Uma pessoa simplória como você, jamais seria capaz de compreender.
- Especifique o que é “tudo”. A pessoa irá dizer que você tem casa, tem mãe e pai (em alguns casos), nunca passou fome e não é doente. Basta você perguntar se o sentido da vida se baseia somente nisso, que a pessoa ficará perdida. Diga que viver vai muito além disso, mas infelizmente a pessoa é limitada demais para entender e é por isso que tem algo lhe afligindo.

VOCÊ DEVERIA AGRADECER PELO QUE TEM, POIS MUITA GENTE NÃO TEM UM TERÇO
- Assim como muita gente não tem nem um terço do que eu tenho, eu também não tenho nem um terço do que muita gente tem. Por que eu tenho que olhar para baixo? Eu tenho que olhar é para cima! Vocês mesmo dizem que temos que sempre procurar ir para frente e crescer na vida, jamais olhar para trás. Porque diabos eu devo me inspirar em pessoas mais fracassadas que eu para fingir ser feliz?
- Não acho justo me conter com migalhas, enquanto isso tem gente que teve muito mais oportunidade na vida que eu e nunca fizeram esforço algum para ter algo!
- Você sabe se o que eu tenho é de algum valor para mim? Sabe se o que eu tenho me traz algum tipo de felicidade?

ENQUANTO VOCÊ RECLAMA DA VIDA, TEM GENTE LUTANDO POR UMA
- Lamento muito por isso, mas acho que usar das doenças dos outros para me sentir feliz, além de ser uma tremenda falta de respeito é sádico! Eu duvido muito que uma pessoa que esteja sofrendo gostaria de ser servida de exemplo para fazer outras pessoas se sentirem feliz com suas medíocres vidas.
- Certamente quando essas pessoas se recuperarem e suas vidas voltarem ao “normal”, irão começar a reclamar também. Não se pode ser feliz na inércia.
- A luta pela vida não passa de instinto natural, assim como nosso desejo por dias melhores que nunca chegam. Por isso eu reclamo.

VOCÊ RELAMA DA VIDA ENQUANTO TEM GENTE MORRENDO DE FOME NA ÁFRICA
(essa é a mais podre de todas)
 - Agora eu tenho culpa de existir uma nação miserável do outro lado do mundo?
- Enquanto tem gente morrendo de fome na África, tem gente esbanjando riquezas em minha própria cidade e eu comendo as migalhas do Governo e do destino, e não é para reclamar?
- Quer dizer que o fato de ter gente morrendo na África torna minha vida mais valiosa? É o sofrimento de outra nação que faz a nossa ser melhor?

VOCÊ RECLAMA DA VIDA, MAS NÃO FAZ NADA PARA MUDAR
- Infelizmente existem muitas coisas das quais não dependem somente de nossa força de vontade e sim de muita contribuição de fatores externos.
- Eu faço o que está no meu alcance, se você não consegue perceber isso, eu não posso fazer nada.
- Se eu ainda não fiz nada é por que não encontrei uma oportunidade para agir.

VOCÊ RECLAMA DA VIDA POR QUE FOI MIMADO DEMAIS
Neste caso é visível possíveis sintomas de inveja e ressentimento. Infelizmente não se pode dizer muita coisa já que usar o argumento de “Inveja” é muito pior do que não ter argumento algum.

VOCÊ RECLAMA DA VIDA ENQUANTO MUITA GENTE GOSTARIA DE ESTAR NO SEU LUGAR
- Geralmente as pessoas gostariam de estar no lugar de pessoas das quais elas conseguem enxergar apenas as vantagens, mas quando se trata das desvantagens, do sofrimento, das coisas ruins, ninguém gostaria de estar na pele de ninguém.

# Acredito que o argumento acima já é bastante eficiente na refutação da afirmação

VOCÊ RECLAMA DA VIDA ENQUANTO TEM MUITA GENTE MORRENDO NAS RUAS
- Que culpa eu tenho de ter gente morrendo nas ruas?
- Da mesma forma que tem gente morrendo nas ruas, tem gente explorando tudo de bom e do melhor que a vida tem a oferecer.
- A culpa disso tudo é do sistema que não aceita pessoas que não se submete a ele.


Como você pode observar, sempre tentam nos mostram casos de gente mais desgraçadas que nós para nos fazer acreditar que somos felizes, e a filosofia coitadista é completamente baseada nisso: Nega-se o bom e aceita-se o ruim como forma de ilusão.

No fundo o resumo de tudo isso é: Quem reclama da vida está apenas fazendo um desabafo e não cabe a nenhum pseudo-moralista intelectualizado na filosofia coitadista, reprimi-lo!

Um comentário: