VERDADES SEM ADOÇANTES!

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

O Preço Que Se Paga Por Ser Autêntico

Todo mundo costuma dizer que gosta de pessoas autenticas e originais, não é? Pois bem, existe anos luzes de distância entre o que as pessoas dizem e o que elas realmente pensam.
Na questão da autenticidade não é nenhum pouco diferente. Procure expressar com frequência opiniões e pontos de vistas que não estejam de acordo com o padrão originais e veja só o que vai te acontecer. Será taxado de louco, revoltado e logo será segregado. Será excluído e evitado. 
A princípio, parece legal essa ideia de não ter ninguém por perto te importunando, mas a verdade é que cedo ou tarde você irá precisar de alguém para o que quer que seja. 
Na questão de emprego, irá pesar bastante caso você demonstre que não concorda com o consumismo e capitalismo. Afinal de contas, quem contrataria alguém com tais ideias no mundo desenfreado das finanças e da selva corporativa? Aliás, se você não demonstra muito interesse pelos deuses modernos (dinheiro, consumismo, ostentação), você estará fodido em todos os setores da sua vida, desde a família, passando por amigos e emprego e por fim desgraçando sua vida afetiva. Afinal de contas, quem é que gostaria de namorar com alguém que apresenta perigo de vagabundagem? 

A questão do preço a pagar pela autenticidade pode ser aplicado em todos os setores da vida. Existem regras e modelos de comportamentos e pensamentos - até por que os pensamentos tem que vir prontos porque as pessoas têm preguiça de pensar por elas mesmas, daí o espanto por encontrar alguém pensando diferente - que devem ser seguidos, caso contrário o que te aguarda não á nada bonito. E eu não digo isso da boca para fora, não digo isso como um clichê repetido pela boca destes mesmos que eu acabei de citar. Eu sou uma prova empírica de tudo que  digo e caso você leia ou já leu meus outros textos, verá que a coisa é complicadíssima e inúmeras vezes chega a doer na alma, ainda mais quando você queria ser como os demais e por uma maldição questão genealógica e bioquímica, nunca conseguiu ser igual aos outros e nunca consegui engolir o senso comum. 

Pois bem, isso são apenas minúsculos exemplos do que pode acontecer se caso você deseja ser uma pessoa de pensamentos autênticos e não seguir a Regra.

E por fim, sou muito fã do filósofo Friedrich Nietzsche, mas tenho que discordar desta sua frase abaixo. Pois o preço a pagar por pertencer a si mesmo (ser você mesmo) é alto, é altíssimo e inúmeras pessoas acabam desistindo (pela dor) e se adaptando à massa (sorte deles?).

Um comentário:

  1. A pessoa genuinamente autêntica colecionará mais inimigos do que amigos.Chegará ao limite deste sentimento amargo que é o sofrimento.
    Experimentará a solidão e a rejeição em seus estágios mais profundos. Porém,no final das contas, será recompensada pelo simples fato de que nunca sujeitou-se a viver uma mentira.

    ResponderExcluir